Eletroencefalograma

O que é eletroencefalograma?
Eletroencefalograma é um exame que avalia a atividade elétrica do cérebro. O procedimento é rápido, seguro, indolor e não invasivo.
Conhecido também como eletroencefalografia ou EEG, ele amplifica os impulsos elétricos cerebrais e os registra de forma gráfica. Esses impulsos são os responsáveis pelas atividades realizadas pelo corpo humano, transmitidos como comandos cerebrais através de células chamadas neurônios.
Por meio de eletrodos, então, o eletroencefalograma capta e registra as atividades dos neurônios.

Para que serve o eletroencefalograma?
O eletroencefalograma serve para investigar anormalidades na atividade elétrica cerebral, por meio da análise de sua frequência. No EEG, a frequência corresponde ao número de vezes que um mesmo sinal se repete a cada segundo.
Mesmo em pessoas saudáveis, ela costuma sofrer variações de acordo com o estado do organismo. Isso acontece porque o cérebro funciona de modo diferente quando estamos acordados, concentrados, sonolentos ou em sono profundo. A idade, nível de atividade física e outros fatores também interferem no padrão e nas variações da frequência cerebral.
O EEG é essencial para o diagnóstico e acompanhamento de distúrbios da consciência e doenças como a epilepsia, patologia que provoca perturbação nos neurônios, com a presença, ou não, de convulsões.
Ele costuma ser utilizado para a investigação de sintomas como convulsões, cefaleias (dores de cabeça), problemas de memória e distúrbios do sono, como a narcolepsia, uma doença que causa sonolência de forma abrupta e incontrolável, várias vezes ao dia.